Sobre 3D•HR

Minha história com impressão em peças 3D começou na oficina Central do Teto Solar em 2009, onde sou sócio-proprietário.

Já nessa época, minha maior dificuldade era encontrar peças para reposição em boas condições. Até mesmo as peças novas que serviam para o conserto acabavam quebrando de novo, era só questão de tempo.

Para trazer mais conhecimentos para a oficina, fiz o curso técnico de Mecatrônica no SENAI. Depois que me formei, fui trabalhar como desenhista no setor metalúrgico para ganhar experiência na área. Lá pude fazer desenhos técnicos que eram usados para construir produtos de segurança. E pouco tempo depois, também atuei como projetista, trabalhando com modelagem 3D.

Já em 2013, após ter adquirido conhecimento e experiência, iniciei o projeto pessoal de construir minha própria impressora 3D FDM para produzir peças para teto solar automotivas para a Central do Teto Solar.

Foi uma jornada desafiadora que começou com o desenvolvimento de uma máquina fresadora CNC. Essa etapa foi fundamental na hora de desenvolver o projeto final.

Tive que fazer uma adaptação e transformar essa máquina em uma impressora. Estudei projetos abertos na internet e aprendi a criar uma impressora com as peças que tinha disponível. Foi assim que consegui imprimir partes da impressora 3D e concluí meu projeto em 2014.

Esse, na verdade, era apenas o começo. Foi preciso entender as regulagens de temperatura, velocidade, posicionamento e muitas outras variáveis. Foram testes e mais testes. Só assim aprendi a usar a impressora para, de fato, produzir peças automotivas.

A partir daí, fazer reparos em tetos solares ficou muito mais fácil. Produzir peças precisas e de alta resistência térmica e mecânica deu agilidade e segurança nos serviços prestados na oficina. Os clientes ficaram satisfeitos e impressionados com a qualidade das peças trocadas ou repostas, muitas vezes superior à original de fábrica.

Em 2020, senti necessidade de agregar ainda mais aos serviços prestados, então me formei em Engenharia de Controle e Automação pela PUC-PR. Com tanto conhecimento adquirido, a produção de peças em impressora 3D tomou novas proporções.

Desde então até 2024, pude aprimorar a impressora já criada, criei novos projetos, testei novos materiais, diversifiquei os tipos de impressoras 3D, investi em novas tecnologias para modelagem e impressão e desenvolvi novas técnicas.

Cada peça 3D•HR carrega o know how de anos de teste e aprimoramento de técnicas de produção.